Meditação para Corpo, Mente e Sexo
CurtiçãoSEX COACH

8 Benefícios da Meditação para o Sexo, o Corpo e a Mente

A meditação é uma prática muito poderosa que tem sido usada há milhares de anos no mundo todo. Centenas de estudos já comprovaram os mais variados benefícios da meditação para o sexo, o corpo e a mente. Confira 8 deles:

Benefícios da meditação:

01. Benefícios da meditação para desenvolvimento do cérebro

Praticar meditação durante 8 semanas aumenta a densidade da massa cinzenta e desenvolve 3 partes cruciais do cérebro:

  • Capacidade de memória
  • Controle emocional e percepção
  • Processamento de informações, responsável pela empatia a compaixão.

O mesmo estudo ainda descobriu que a prática por 8 semanas reduziu amídala cerebral região associada ao medo, estresse e ansiedade.

02. Promove uma melhora das emoções

Um recente estudo constatou que pessoas que praticaram meditação tiveram um impacto considerável nos 3 aspectos:

  • Depressão (diminuindo pensamentos negativos e disfunções cerebrais)

  • Diminuição de estresse

  • E redução significativa dos níveis de ansiedade.

03. Proporciona saúde e bem-estar

De acordo com uma pesquisa atual, a prática diária da meditação pode reduzir em 48% os riscos de ataques cardíacos, avc e morte, além de, após 3 meses de práticas, ajudar a diminuir a pressão, níveis de inflamação, melhora da recuperação celular, melhora da disposição e da energia.

Estudos recentes dizem que praticar meditação eleva em 50% a imunidade e 65% o bem-estar.

De acordo com o vídeo disponível abaixo, Elizabeth Blackburn ganhadora do premio nobel descobriu que meditação proporciona alteração genética, mas precisamente nos tamanhos dos telômeros, fortemente associados ao envelhecimento das células. Ou seja, a pratica de meditação desacelera o encurtamento dos telômeros e o processo do envelhecimento. Em outras palavras, a meditação pode prolongar a sua vida.

04. Neutraliza suas dores

O estudo comparou mestres e pessoas não praticantes de meditação enquanto recebiam ondas de calor dolorosas.

Pasmem, os mestres apresentaram melhor atividade cerebral relacionada a dor e, apesar de ainda receberem esses sinais nervosos, ainda não sentiam dor no corpo.

Outro estudo comprova que a meditação pode reduzir em 40% da intensidade da dor e 57% das dores (muitos medicamentos ajudam a reduzir em aprox. 25% a dor)

05. Ajuda a superar hábitos ruins

Sim, meditar aumenta a capacidade de superar hábitos ruins e de criar novos hábitos.

Segundo o vídeo abaixo, em um estudo alcoólatras foram submetidos a um programa que os dividiu em 2 grupos: um grupo que faria um programa de alcoólatras normal e outro grupo que faria o programa de alcoólatras + meditação. Os resultados foram surpreendentes: 20% dos que praticaram o programa de alcoólatras normal tiveram recaídas, contra apenas 8% do grupo que praticou meditação.

06. Melhora a aprendizagem

Aumenta a concentração e performance, melhor atenção e foco  e resistência contra distrações.

20 minutos diários de meditação aumentou melhora drástica na performance nas habilidades cognitivas.

07. Te deixa mais feliz:

Um famoso estudo realizado em 2004 apresentou resultados impressionantes. Por meio de eletrodos, foram analisadas as atividades cerebrais dos monges que meditavam há muitos anos. Foi constatado que eles possuíam 30x mais quantidade de ondas gama no cérebro. As ondas gama estão fortemente associadas a diversas características: inteligência, compaixão, autocontrole e felicidade. 

Portanto, a pratica diária da meditação aumenta emoções positivas no cérebro.

Os dados desta matéria foram extraídos do vídeo abaixo:

Por fim, o que talvez você ainda não saiba é que meditar pode ajudar, e muito, no seu prazer sexual.

08. Meditação ajuda no sexo

A meditação ajuda a melhorar a conexão entre os parceiros, pois o foco nas sensações aumenta, ajudando a pessoa a viver o momento presente. A libido também se torna mais intensa, fazendo com que o casal fique mais excitado na hora do sexo.

Segundo matéria da Marie Claire, são 4 os motivos pelos quais a meditação pode transformar totalmente a sua relação com o seu íntimo e com o sexo.

Meditação traz você de volta para o seu corpo

Ao meditar, sentimos a presença do nosso corpo, o que é vital para começar a entender o prazer do sexo. Esse processo pode transformar o toque de cócegas, por exemplo, em um convite. Quando permanecemos em nossos corpos, ele fica curioso para novas sensações. Abraçar nossas próprias sensações físicas é vital para apreciar o sexo.

Em matéria para o blog Zen, o treinador mental, pesquisador e praticante de meditação, Gabhi Shak, explica melhor como a meditação mindfulness pode ser aplicada ao sexo.

Meditação ajuda a permanecer no momento

Sexo é sobre a viagem, não o destino. Em nossa sociedade orientada para a meta, isso pode ser difícil de aceitar, mas se deleitar com cada momento, com o presente, faz uma enorme diferença. Muitas vezes é uma tarefa difícil, já que a mente encontra muitas formas de distração. A prática regular da meditação pode mudar isso: você pode aprender a ignorar as distrações do pensamento e permanecer focada na sua própria respiração.

Meditação ensina como respirar

Muitas vezes, quando começamos a chegar perto do orgasmo, a respiração fica rápida e curta, deixando o corpo tenso. Uma reclamação recorrente das mulheres é tentar e não chegar ao orgasmo. Tentar é a pior coisa para o prazer, porque leva à tensão. A meditação ensina a respirar profundamente, o que pode mudar nossa forma de sentir prazer. Perceber o que acontece quando respiramos e relaxar  pode expandir prazer.

Meditação ensina você a sentir sem julgar

É muito comum não nos permitirmos desfrutar de sensações agradáveis​​. Quando meditamos, somos ensinados a simplesmente observar o que sentimos, seja fisicamente ou emocionalmente. E é aqui que uma grande transformação pode ocorrer. Ser capaz de sentir sem julgar pode mudar tudo.

Aqui vai aquela forcinha para você começar a meditar agora! Coloque um fone de ouvido e comece hoje a meditar!

Gostou destas dicas? Continue acompanhando nossas matérias quentes! 😉

2 thoughts on “8 Benefícios da Meditação para o Sexo, o Corpo e a Mente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *